APRESENTAÇÃO PLANO DO BLOG

domingo, 26 de setembro de 2010

Professora, o que é região metropolitana?

Sábado, 29/05/2010. Hoje tivemos uma hora e meia de aula, porque ela disse que estava muito atarefada. Ela veio com algumas dúvidas sobre metrópole, região metropolitana. Queria saber porque a cidade de São Paulo era chamada de metrópole, bem como o que era a região metropolitana. Para explicar isso, falei sobre o conceito de municípios, sub-prefeituras. Primeiro expliquei exemplificando com a cidade de São Paulo e as cidades próximas, mas ela me disse que não havia entendido;  se eu poderia explicar falando de Botucatu. Perguntou-me se a Cohab I era considerada, em relação ao município, região metropolitana, então comparei Botucatu com uma cidade grande (metrópole) e as cidades próximas: Pardinho, Bofete, Avaré, como cidades próximas e por isso pertencentes à região metropolitana. Para explicar a diferença entre bairro e município falei sobre prefeitura, câmara municipal e sub-prefeitura, usei para exemplificar a recém-instalada sub-prefeitura de Rubião Junior, bairro de Botucatu.
Abordamos um pouco da Mitologia Grega, alguns deuses e entidades, utilizando para isso uma matéria da Revista Superinteressante. Falamos sobre Cronos (Deus do Tempo) e origem da palavra cronologia; Hermafrodito: entidade filha de Hermes e Afrodite e o conceito atual de hermafrodito: pessoa que possui os dois sexos (masculino e feminino).
Todos os conceitos explicados foram copiados caprichosamente por ela no caderno, atentando para a escrita, apagando e corrigindo, quando eu dizia que a escrita estava errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário