APRESENTAÇÃO PLANO DO BLOG

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DUAS FERRAMENTAS DA WEB 2.0 – QUALIDADES E FUNCIONALIDADES

Vou falar sobre duas ferramentas da web 2.0, com as quais tenho mais afinidade e utilizo bastante.
O MSN, ou messenger, é uma ferramenta cuja principal característica é a possibilidade da comunicação imediata com seus contatos, seja por meio da palavra escrita (mensagens) ou por meio do uso de voz e vídeo, recursos também oferecidos pelo programa.
Além destes recursos há também a possibilidade de compartilhar, com o contato on line, fotos e vídeos, o que é muito interessante, porque se você estiver falando de uma viagem, de um local que visitou e gostou, ou ainda de um filme, apresentação, que assistiu e recomendaria, poderá de imediato repassar a informação para o amigo(a).
Bastante interessante também é o recurso de poder receber mensagens do seu contato, que enviou via bate papo, enquanto você estava off line.
O Twitter conheci mais recentemente por influência de minha sobrinha adolescente, mais um exemplo da aprendizagem acontecendo entre gerações diferentes, de formas diferentes. Mas o que é e para que serve?
Segundo a wikipedia twitter
(pronuncia-se "tuíter") é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e recebam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através do website do serviço, por SMS e por softwares específicos.”
Essa nova rede social criou inúmeras possibilidades de comunicação, como não poderia deixar de ser, de marketing.
A comunicação escrita no twitter passou a conviver com a síntese, pois o programa coloca uma limitação de 140 caracteres (letras, espaços, sinais de pontuação) para cada mensagem, inclusos nestes caracteres estão os endereços dos contatos, portanto, na prática, são menos de 140.
Mesmo com esta limitação há autores, que conseguem escrever textos maiores usando o twitter, como é o caso do escritor Luís Fernando Veríssimo. Procure-o no twitter e confira!
Além deste uso, há outras, por exemplo, a propaganda. É muito freqüente, pois há empresas que utilizam o twitter para ampliar os horizontes mercadológicos dos produtos que vendem, para tanto saem adicionando todo mundo.
Os adolescentes são grandes adeptos do twitter, mas pelo que tenho observado a utilização é mais ou menos a mesma do msn: conversar com os amigos reais e os virtuais também.
A respeito disto, Barack Obama foi um dos grandes utilizadores do twitter durante sua campanha, atualmente os políticos brasileiros também viram nesta rede social mais uma porta para um mundo de possíveis eleitores, utilizam-no para disseminar suas propostas, agenda de campanha, responder questionamentos de internautas, disseminar informações sobre o andamento da campanha eleitoral.
Durante a Bienal Internacional do Livro aconteceu no twitter, por um curtíssimo espaço de tempo, um concurso de redação de microcontos, no qual participaram 300 pessoas (eu participei!), cujos textos serão publicados em um livro da Fundação Volkswagen.
Achei interessantíssimo o concurso, bem como a forma como foi proposto e realizado: inteiramente pelo twitter!
Acredito que esta proposta de escrever uma história com começo, meio e fim, utilizando somente 140 caracteres, pode ser utilizada em uma atividade de Língua Portuguesa ou mesmo de Inglês ou Espanhol. Aparentemente uma atividade fácil, mas quando nos deparamos com o limite da quantidade dos caracteres, verificamos que não é tão fácil assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário