APRESENTAÇÃO PLANO DO BLOG

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Primeiros obstáculos, bloqueios

Na próxima aula, iniciamos a leitura de um outro livro paradidático, que conta a história de uma menina brasileira, que nasce aqui, mas que se muda pra França, onde vive por vários anos, depois retorna ao Brasil. A autora faz um paralelo entre a história do Brasil e o que há em comum com a França, em quais momentos essas histórias se tocaram. Por se tratar de uma leitura com termos mais difíceis, alguns em Francês, não produziu um bom resultado, pois não pudemos terminar a leitura na aula, Dona J... levou-o pra casa, como não conseguiu avançar na leitura, devido aos termos difíceis, se desesperou, até chorou em casa, achando que não conseguiria aprender, muito menos ler livros mais profundos.
Como se não bastasse esse sentimento, ela ouve, de uma pessoa da família, palavras, que a deixam desanimada, questionando se vale a pena continuar tentando aprender.
Essa sensação de impotência, imposta à ela, junta-se à própria insegurança dela quanto a sua capacidade, por isso a cada aula há a necessidade de usar palavras de incentivo, motivação, mostrando, por meio de exemplos concretos, reais (da vida dela), que ela é uma batalhadora, que venceu inúmeras dificuldades, portanto tem todas as condições para avançar na leitura e na aquisição do conhecimento.
Após essa aula, que ela falou da dificuldade com palavras novas, com a pesquisa no dicionário, do não entendimento do que lê, resolvi montar um “jogo” do dicionário com palavras/termos abordados durante as aulas (verso, estrofe, título, afagar...) com outros do cotidiano dela, tais como: bíblia, apocalipse, Messias, versículo, recibo... (pois ela é evangélica, conhece muitas palavras lidas nos cultos da igreja e estudados em casa; conhece também muitas palavras relacionadas ao comércio).

2 comentários:

  1. Parabéns paraas duas, aluan e professora.Espero que o blog seja um recurso e estratégia que ajude em todos os sentidos a aprendizagem. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário! Que surpresa boa logo de manhãzinha! Acredito que será sim!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir